16 de janeiro de 2018

Casa de Economia Solidária em Sumé, PB

No dia 16 de dezembro de 2017 foi inaugurada em Sumé, Paraíba, a Casa de Economia Solidária.  O espaço é fruto do Projeto de Ações Integradas para a Economia Solidária na Paraíba formado através de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho do Governo Federal, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano do Governo da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Sumé, do Fórum Estadual de Economia Solidária e da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Uma das paredes da casa pintada com tinta feita à base de terra. O trabalho foi executado pelos alunos do Núcleo de Arte da UFCG Campus Sumé.
A casa visa disponibilizar um espaço para a promoção do desenvolvimento das atividades de formação e organização de trabalhadores da economia solidária, além da comercialização de produtos artesanais disponibilizados por artesãos de grupos de Sumé e região.
No local podem ser encontrados produtos artesanais da mais alta qualidade: bonecas de pano, artesanato com escamas de peixe, madeira e MDF, bijuterias e renda renascença, além de produtos alimentícios como mel 100% natural, licores, pimentas em conserva, filé de tilápia e de traíra desfiada, doces de frutas regionais, polpas de frutas orgânicas, vassouras de garrafa PET e serviços de costura de roupas.
 A casa é composta por 12 grupos de artesãos oriundos de cidades como Sumé, Monteiro, São João do Tigre e Camalaú, que juntos compõe a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e da Economia Solidária - Casa de ECOSOL/ECOPARAÌBA - Cariri Ocidental.
Artesãos e administração da Casa.
A inauguração foi marcada por uma feira livre na Praça José Américo em Sumé e atrações culturais locais como os repentistas Evaldo Severino e Evaldo Filho e a Filarmônica Antônio Josué de Lima.
Evaldo Severino e Evaldo ilho, repentistas sumeenses.
Filarmônica Antônio Josué de Lima.
SERVIÇO
Central de Comercialização da Agricultura Familiar e da Economia Solidária do Cariri Ocidental da Paraíba - ECOPARAÍBA
Endereço: Rua Francisco Badico, s/n, Centro, Sumé - PB (em frente ao Mercado Público)
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 09h às 11:30h e das 14h às 17h.

Conheça os artesãos e seus trabalhos: