7 de agosto de 2016

Bijus Masculinas: dicas para Iniciantes

Quem anda observando as seções de lojas fast fashion já viu que entre as bijus femininas já tem uma seção masculina, não é? Eu lembro de ter visto pela primeira vez na Riachuelo e depois na C&A, e amei tudo! Meninos, agora vocês também estão sendo contemplados pelos designers de bijus! Então, se você está iniciando neste novo mundo de bijuterias masculinas, neste post quero te ajudar com dicas de design, material e como usar as bijus.
☆ Design e materiais. Observando as bijus pelo Instagram, Pinterest e lojas físicas, as peças disponíveis estão voltadas para o urbano, mas envolvem referências de outros universos pela incorporação de símbolos como crucifixo, placa de identificação militar, caveira, âncora, timão de navio, pena ou animais como cervo e pássaros, mais usados como pingentes para compor as peças. As bijus misturam elementos de várias tendências como a navy [estilo náutico], rocker [estilo roqueiro] e folk [estilo hippie], porém as peças integram o universo da cidade, totalmente urbano e moderno.
Os materiais básicos são o couro preto ou marrom e ao metal nos banhos ouro ou prata envelhecidos. Além disso são usadas pedras como a olho de gato, quartzo, zircônia, miçangas plásticas ou de madeira, e contas de tamanho pequeno a médio, geralmente nas cores preta, marrom, cinza, prata ou ouro envelhecido e correntes nas cores prata, prata envelhecida ou ouro também envelhecido.
☆ Como usar. Ultimamente vi muitos homens usando bijus e as combinações foram maravilhosas. Tenho algumas dicas que podem ajudar.
Colares: é mais comum usar apenas um colar, mas você pode usar uma combinação com mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes de colares. O ideal é que as cores sejam harmônicas para nenhuma peça brigar com a outra. Vale também o colar curto, bem chegado ao pescoço com um pingente e, se este remeter a uma lembrança especial, melhor.
Pulseiras: pode ser uma super larga de couro, duas largas de couro ou várias fininhas de couro, contas ou fios, material bastante usado para fazer pulseiras trançadas. Vale também usar junto ao relógios ou até em ambos os braços.
Aneis: talvez não seja a preferência de todos, mas são peças muito elegantes. Geralmente são largos e mais usados principalmente nos dedos indicador, médio ou anular. Os anéis de aço trabalhado com desenhos tribais ou com inscrições e símbolos são ideais, mas nada impede de escolher algum sem nenhum desenho. Se optar por aneis, explore usá-los em vários dedos de uma só vez. O anelismo para homens não é proibido!

☆ Onde Comprar. Recomendo alguns lugares que cabem em todos os gostos e bolsos: 
Joias: explore a Vivara, Francesca Romana Diana, H. Stern e a Pandora. As joalherias são referência no Brasil e no mundo, trazem uma variedade maravilhosa e materiais extremamente nobres como ouro, prata e pedras preciosas.
Bijuterias: a Riachuelo e C&A tem coleções exclusivas para o universo masculino e o preço é super acessível. Além disso o Empório do Aço tem muitas peças interessantes e os preços não são exorbitantes.
Online: a Dafiti e a Zatini, grandes e-commerce tem inúmeras peças de preços mais baratos a mais caros. Faça também uma busca no Elo 7 e no Tanlup, sites especializados em agregar lojas virtuais de artesãos. Nestas loja, muitas vezes, você pode fazer encomendas e personalizar sua peça a um preço acessível. Veja também o Instagram, e busque perfis de lojas ou artesãos para explorar as possibilidades. Eu recomendo a Marind [@usemarind] loja de Salvador - BA que tem peças em couro muito interessantes.
Agora, gato, que você já sabe o que usar, como usar e onde comprar, vá à luta e explore as possibilidades que esse universo oferece. Quer mais inspiração? Acesse o álbum "Bijus Masculinas" no no meu perfil no Pinterest. Tenho certeza que vai amar!