10 de maio de 2016

Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM Bahia em Salvador, BA

Há muito tempo tinha curiosidade de conhecer o Solar do Unhão que abriga desde 1966 o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM, mas por vários motivos nunca pude ir lá. Aproveitei um dia lindo de sol para visitar o lugar e gostei.
Vista da entrada o Solar do Unhão.
No salão principal está em exposição obras modernistas brasileiras e baianas do próprio acervo do museu que não era exposto fazia 10 anos! A exposição "O modernismo brasileiro e o viés baiano" mostra obras de grandes destaques como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari, além de baianos como Carybé, Genaro de Carvalho e Mário Cravo Júnior.
Salão principal do MAM.
As obras que estão expostas são lindas e representam, de verdade a cara do modernismo brasileiro. tais obras na foto são:
1. Tarsila do Amaral;
2. Cândido Portinari;
3. "Flores", 1942, Burle Marx;
4. "Ouro Preto", 1921, Di Cavalcanti;
5. "Pequeno e zelado jardim de Ana Elisa", tapeçaria com lã e tela, Genaro de Carvalho;
6. "Retrato", 1941, Di Cavancanti.
Igreja Nossa Senhora da Conceição.
No salão que abrigava a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, estão expostas as esculturas de Efrain Almeida sob o nome "Uma pausa em pleno voo". Na mostra estão várias mini esculturas em madeira de pica paus de cabeça vermelha e uma escultura de bronze de um cisne negro.
Pássaros de madeira de Efrain Almeida. 
Instalação da exposição de Efrain Almeida.
Obra "cisne negro" de Efrain Almeida.
A parte externa do museu também chama bastante atenção: uma área com árvores enormes e uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos. No dia da minha visita acontecia o Jam no MAM, um evento tradicional do lugar em que músicos tocam jaz a partir do pôr do sol. Infelizmente não fiquei, mas tenho certeza que é uma delícia!
Área onde ocorre os encontros do MAM.
Aproveitando o fundo colorido...
O lugar também conta com um bar/café bem charmoso, o Solar Café, convidativo para uma pausa, um café e uma prosa em boa companhia. Se puder, conheça o MAM. Aproveite, principalmente, quando tiver o Jam, assim o dia termina com estilo.
Entrada do Solar Café.
Serviço: Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador, Bahia. Acesse o facebook do MAM.