18 de outubro de 2015

DIY: colar com Etiqueta

Follow my blog with Bloglovin
Sustentabilidade é uma palavra que permeia a sociedade do século 21 e, com certeza, será a palavra das gerações futuras. O conceito se aplica em âmbitos sociais, econômicos, educacionais, ambientais e em todos os segmentos que podem recebê-la, de modo a tentar suprir as necessidades humanas sem comprometer as futuras gerações. A proposta DIY que trago neste post passeia por esse universo: colares feitos com etiquetas de roupa. "Como assim?", você pode estar se perguntando, mas não se preocupe, por que você não leu o título errado e também não está com problemas de visão!
Fiz dois colares de modo a ficarem como uma "escada" para serem usados juntos. Para criar a harmonia entre as peças, preferi usar as mesmas aplicações.
A ideia surgiu quando ganhei de presente uma bolsa e nela tinha uma etiqueta muito bonita e firme [a que compõe o colar preto]. Fiquei com pena de jogar fora e a guardei na minha caixinha de coisas para reciclar. Em outro momento queria usar um colar comprido preto, mas não tinha. Na hora as ideias se juntaram e eu reuni os materiais para fazer o colar. Vamos ao passo a passo?

Você vai precisar de: etiquetas firmes de qualquer forma, aplicações para bijuterias [chaton, strass, pérolas, correntes...], fio de algodão [ou fio de couro, ou corrente...], cola de secagem rápida, elos, terminais, fecho mosquetão, alicates de bico.
Alguns materiais e as estrelas do DIY: as etiquetas.
Modo de fazer.
1. Revise a etiqueta e veja se ela tem alguma parte que deseja cobrir. No meu caso, cobri o nome das marcas e a descrição de conservação da peça. Inicialmente, essa verificação que vai definir como será a forma de sua aplicação e quais os materiais que serão usados para fazê-la. Pode acontecer que sua etiqueta seja decorada, como esta da TNG que usei, permitindo que você também aproveite esse design. Passe cola nas aplicações e cole sobre a região que deseja cobrir. Esse foi meu resultado final.
Etiquetas cobertas. Coloquei as aplicações apenas onde existiam os nomes das marcas.
2. Coloque um elo maior no furo da própria etiqueta e passe o fio de algodão, ou qualquer outro fio ou corrente de sua preferência. Uma dica: você pode dispensar o elo para o furo da etiqueta e passar o fio diretamente no furo, assim seu pingente fica mais firme e não corre o risco de ser perdido.
Fios para segurar a etiqueta. Eles podem ser de qualquer tamanho, pois esse será determinado por você.
3. Para finalizar o colar, prenda os terminais nas pontas dos cordões e una-os com o elo. Se o cordão for muito curto e não permitir que você o passe pela cabeça, coloque o fecho mosquetão.
Cordões finalizados com terminais e feixes. 
Olha só como ficou o resultado. Confesso para você que gostei muito dessa luz que tive para reaproveitar as etiquetas. Agora virei a louca, porque quero muitos colares com etiquetas!
Faça também o seu e não esquece de compartilhar comigo pelas minhas redes sociais, marcando sempre Artesanía Bijuterias.