15 de setembro de 2015

Salvador, Bahia e os Eventos: Festival Food Truck e Mercado Iaô Itinerante

O fim de semana foi cheio de descobertas gostosas. No meu pulinho à capital baiana conferi o Festival de Food Truck e a Feira do Mercado Iaô. Vamos saber como foi cada evento?
Food Park: Festival de Food Truck Salvador
Bem-vinda!
O evento já está em sua terceira edição [a segunda rolou em agosto] e esta foi na Praça Wilson Lins no bairro da Pituba. Pra quem não sabe, o food truck [mais ou menos "caminhão de alimentos" em português] é uma nova modalidade de encarar a comida de rua: o empreendedor monta um negócio sobre rodas que vai onde o cliente está. E este "ir onde o cliente está" pode envolver uma viagem que sai de um estado para outro! A coisa não é nova, já vimos por aí várias lanchonetes a duas ou quatro rodas na rua, mas o food truck tem vindo pra ficar. A moda ganhou força nos Estados Unidos e Canadá [quem não lembra daquele carinho e a musiquinha "sorveeeeete..." nos desenhos da Disney] e se espalhou pelo mundo pra nunca mais sair.
Qu4tro Rodas.
Chico Paca.
Sertão Goumert.
O Festival de Food Truck Salvador reuniu vários mini caminhões [tinha uns 14 como o Sertão Goumert, Coxa Coxinha, Sushi Trucks, Guerrilha Truck, NaLarica e outros] além de carinhos muito fashion que vendiam iguarias doces e salgadas. Depois de dar uma volta e ver o que vendia, optei por dois lanches: um sanduíche grego e um hot dog de carne seca. Já havia provado o sanduíche grego em Foz do Iguaçu quando fui em 2014 e em São Paulo em 2015. O sanduíche um kebab feito com pão árabe, recheado com filé de carne assada e cortada em pedacinhos. Acompanha alface americana, cebola e molho. Pra ficar melhor, adicionei molho barbecue e pimenta [paixão baiana!]. Hum... Comprei a delícia por R$ 15,00 no Las Marias.
Estava uma delícia, mas ainda não foi a mesma emoção como foi comer em Foz do Iguaçu!
O hot dog é recheado com salsicha alemã, carne de porco moída e molho barbecue. Por cima um caminho de queijo cheddar. Pura delícia! O que mais gostei foi da salsicha alemã, que tem gosto de carne mesmo! Esse comprei por R$ 15,00 do Pahua.
Gente, vale super a pena, o sabor é incrível!
Aproveitei  pra fazer um marketing.
E pra animar a galera, DJ ao vivo em um Truck modelo kombi irado, todo plotado com o logotipo da Tubaína Retrô, patrocinadora do evento. Foi uma delícia!
Essa kombi arrasô!
Mercado Iaô Itinerante no Salvador Shopping 
Panorama da Feira.
Saindo da lá fui no Salvador Shopping pra conferir a Feira do Mercado Iaô que fica até 27 de setembro de 2015. E se você também não conhece o mercado, vamos à história: a ideia começou quando decidiu-se juntar em um só lugar a cultura, a arte, a gastronomia e as manifestações culturais presentes na Península de Itapagipe. Hoje o mercado está sob a curadoria do artista plástico Marcelo Gato e funciona todo domingo em um espaço na Ribeira. Porém, devido às obras de revitalização da orla de Salvador o mercado estará fechado, assim durante esse período, as feiras serão itinerantes. A previsão de abertura é 14 de dezembro de 2015. Na exposição conheci trabalhos muito bons como o artesanato de lacre de latinha de Joel Modas, os vestidos adornados com cordão de Ângela Amado, os colares de cordão e linha de Janaína Rodrigues, as bijus, acessórios e as bonecas negras de Tulany e os colares de cerâmica de Manoel Messias.
Joel Modas, Ângela Amado e Manoel Messias. [sup. da esq.-dir.]
Tulany e Janaína Rodrigues. [abaixo]
E, pra minha surpresa, conheci uma figura linda e iluminada: o figurinista Cassio Caiazzo que estava coordenando a Feira no shopping. Pra refrescar a memória, o Cassio participou da série Como manda o Figurino no Fantástico. O programa visava escolher entre 6 participantes o melhor figurinista, mas infelizmente ele saiu antes do final. Torci muito por ele; ele tem talento e foi importante ele ter chegado lá. O moço, tão gentil, conversando comigo e assim, naturalmente, começou a desfiar a franja de meu kimono e me deu uma aula de como elas são funcionais, chiques e necessárias atualmente no mundo da moda. No fim,  foto, é claro!
Infelizmente a foto não ficou boa! Uma série de complicações com minha câmera...