17 de agosto de 2015

Um Pulinho em São Carlos, SP

Mais uma cidade para colocar no meu mapa! Desta vez coloquei o pé em São Carlos, no interior de São Paulo [exatamente 230 km da capital] e conheci um pedacinho bem a cara do interior paulista. Fui pra um Congresso de Professores de Espanhol para ministrar uma oficina sobre autoestima na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e fiquei encantada com a beleza da cidade. [Desvantagem: muita ladeira!]
São Carlos vista da Estação Cultura. É muita ladeira...
Pra essa viagem resolvi mudar um pouco o cabelo, então fiz escova depois de quase 3 anos sem fazer nenhum tipo de tratamento para alisar. Já tinha até esquecido qual era a sensação de ter o cabelo sem cachos. Foi bom relembrar, eu gostei!
Aproveitei o cabelo liso para usar e abusar do meu chapéu de feltro. Ele é ideal para o inverno e é cheio de estilo. Falei deles em um post aqui no blog.
Em São Carlos passei apenas dois dias, mas pude conhecer os cantinhos de cultura mais interessantes do lugar. Comecei o tour pelo Museu de São Carlos, mais conhecido como Estação Cultura, de entrada gratuita. O museu fica em uma estação de trem que ainda está ativa para transportes de cargas.
Museu de Carlos. o símbolo dele é uma carruagem devido à relação dela com D. Pedro II e a cidade de São Carlos.
Uma fofura esse dois esperando o trem, e eu no meio atrapalhando o clima!
Nele há uma sala com exposições itinerantes [estava em cartaz a exposição sobre a Guerra de 1932, mais conhecida como a Guerra Paulista, movimento ocorrido na cidade para a derrubada do governo de Getúlio Vargas], a réplica da locomotiva que trouxe D. Pedro II à cidade [pena que não tenho foto] e a réplica da luxuosa e moderna [para a época] da carruagem em que D. Pedro II passeou pela cidade de São Carlos na sua visita em novembro 1886. A réplica foi colocada na sala para lembrar desta ilustre data.
Foto em destaque: figura representativa da exposição; foto sup. dir.: Exerto do volante anti-Vargas que circulou no Rio de Janeiro em 1932; inf. dir.: utensílios usados pelos soldados no momento das refeições - cantil, marmita e talheres. 
Cartazes que convocavam mulheres para servir como enfermeiras e homens para servir como soldados.
Réplica da carruagem em que D. Pedro II passeou pela cidade de São Carlos.
Na verdade, queria a foto dentro da carruagem, mas como não podia...
A segunda parada foi no Museu da Ciência de São Carlos Prof. Mário Tolentino, também de entrada gratuita.
Fachada do museu. Da Fanpage no Facebook.
Na entrada, conferi a exposição "Computação e Copa num só ritmo: a história da computação e das Copas do Mundo de futebol juntas numa exposição" que mostrava através de painéis a evolução da computação em companhia da cronologia da história das Copas do Mundo de 1930 a 2014.
Exposição Computação e Copa num só ritmo. Os painéis ao redor da sala traziam informações sobre as copas: cidade sede, vencedores, nome, foto e material da bola e outras informações.

No centro da sala haviam alguns aparelhos de computador e máquinas de calcular de várias épocas para mostrar a evolução desses aparelhos eletrônicos a partir dos avanços tecnológicos. Só ficava pensando se existisse o Facebook nessa época, como seria para manter-se atualizado em tudo com aquelas "lindas" máquinas?!

O que mais me chamou a atenção na exposição foram essas relíquias: 1. Máquina de Calcular "MADAS", 1940, fabricada na Suíça; 2. Calculadora HP, 1972, fabricada nos EUA; 3. Terminal Inteligente Scópus;  4. Computador Dismaq, 1982, fabricado no Brasil; 5. sem informação; 6. Computador pessoal Compaq, 1996, fabricado no Brasil.
Depois, cheguei no acervo da Sala de Experimentos. São 129 experimentos na área da Física que você pode tocar, experimentar e se divertir para aprender. Comecei pelo Corredor de Espelhos e conferi minha forma em vários deles, experimentando a ótica. A sensação é muito interessante. Parece mais coisa de desenho animado!
Brincando com espelhos. Amei as várias perspectivas. Só fico imaginando um desses na hora de montar o look.

Segui explorando outros brinquedos-experimento para entender como funciona as leis da físicas que operam no nosso dia a dia. Brincar com eles foi muito legal! Dica: É bom visitar a Sala de Experimentos com a ajuda do monitor, pois ele pode ajudar a manipular os aparelhos, pois nem todos tem instruções.

Sala de Experimentos. Da Prefeitura Municipal de São Carlos.
Maxi jogo de xadrez.
Por fim e ainda no museu, conferi a exposição "PaleoBrasil - na trilha dos dinossaurospromovida em parceria com o Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar. Pude ver réplicas de esqueletos de um Abelissauro e de um Anhanguera, além de diversos tipos de fósseis encontrados no Brasil. Não fazia ideia que nosso país pudesse ter uma história tão rica com os dinossauros e fósseis!
Esqueletos de um Abelissauro e de um Anhanguera [não sei quem é quem]. Acredito que esses encontrados no Brasil.
Diversos tipos de fósseis.
Saindo do Museu de Ciências e apenas atravessando a rua, fiz minha última parada no Espaço Cultural Acervo "Antonio Ibaixe" que guarda uma raridade: 100 gravuras originais do espanhol Salvador Dalí ao belo estilo surreal!
Galeria Antonio Ibaixe. O espaço é bem pequeno: cabe apenas 20 pessoas por vez. Do site da Prefeitura de São Carlos.

A exposição "A Divina Comédia: Dalí rumo ao paraíso de Dante" retrata com gravuras os 100 cantos da obra "A Divina Comédia" do italiano Dante Alighieri escrita no século XIV (1304 a 1321) em três atos - Inferno, Purgatório e Paraíso. O acervo foi doado pelo são carlense Antonio Ibaixe, o qual possuía todas essas obras do artistas em sua galeria de arte pessoal. O museu, criado especialmente para receber as obras, é bem recente: foi inaugurado em 2014 e a entrada é gratuita.

Algumas das gravuras de Dalí. Do Portal G1.
No fim da viagem tive o prazer de comemorar meu aniversário [foi dia 30 de julho] junto com os amigos professores que estavam no congresso. Saímos para a Pizzaria Florença para passar bem a noite: o rodízio de pizza estava maravilhoso [comi até pizza de Doritos, de picanha e de sorvete que não derretia!], ganhei desconto na conta e até um "parabéns para você" e música dedicada a mim na noite. Amei!
É sempre bom estar entre amigos! Tem gente de todo o canto: Minas Gerais, Bahia, Santiago [Chile] e Peru!
À esquerda, pizza de sorvete que não derretia e, à direita, pizza de Doritos. Uma delícia!
Bem, agora vem a parte triste da história: com todo cuidado fiz vídeos, e vídeos e mais vídeos, na intenção de mostrar tudo em cores, mas... acabei deletando mais de 70% dos arquivos sem querer! [Arrasada!] Então, o que me restou foi postar algumas poucas fotos que tirei. Mas sem desânimo! Seguimos com a viagem. Próxima parada: São Paulo!