5 de julho de 2015

Sentido! Guia para Usar Coturnos Já!

Hum... o inverno já chegou! Pra mim é a estação mais chic, pois nós podemos investir em peças chave para passar bem o friozinho e a chuva. Uma das peças que podem compor looks de inverno é o coturno. Nascido para os campos de batalha e no vestuário de guerra, essa peça saiu de seu ambiente comum e invadiu o guarda roupa das mas antenadas no streetstyle. São muitas as formas e cores... É apaixonante!
Olha que lindos! Foto da Internet.
Um pouco de história: Essas lindas aí são da icônica marca Dr. Märtens, a criadora original dos coturnos. Quando teve sua patente vendida para a R. Griggs em 1969, o calçado ganhou a costura amarela, um salto com uma pequena plataforma e as solas acolchoadas de borracha, as famosas AirWair, itens que marcaram a história do calçado. Estou apaixonada por eles! Mas você sabe diferencias um coturno de uma bota? Perceba um detalhe importante: o coturno diferencia-se da bota pela presença  oito pares de ilhós com cadarço, criação original da marca Dr. Märtens.
Foto da página oficial no Facebook da Dr. Märtens.
Hoje o coturno deixou de ser uma peça masculina e vem sendo usada em grande escala pelas meninas para compor looks, desde o mais comuns inspirados no fardamento militar até os mais improváveis. Vamos à algumas dicas?
Super sexy o coturno com vestido.

Altura do cano: o coturno tem a altura do cano variável, mas geralmente não é tão alto como uma bota over knee [aquelas do cano bem alto, até o joelho]. Os mais comuns vão um pouco acima do tornozelo e outros,  mais ousados, vão até um pouco abaixo do joelho.
Os canos mais comuns são os baixinhos, mas podemos encontrar também alguns de cano mais alto.
Detalhes e enfeites: com a popularização do coturno, a peça foi sendo reinventada e hoje vai além do pretinho básico. Hoje podemos encontrar coturnos de várias cores, inclusive estampados, e com adereços como correntes e tachas.
Alguns tipos de coturno. Apaixonada pelos florais.
Perceba que no primeiro look o coturno tem uma carinha [muito fofo]. As cores são bem convidativas.
Quem pode usar: o calçado vai bem com mulheres altas [pelo menos 1.70 m] e que estejam em forma, mas não quer dizer que quem seja baixinha e não esteja com o corpo em dia não possa usar [deixamos de lado a imposição do império da beleza!].

Se você é alta e está em forma pode usar tudo! Libera geral e seja feliz.
Vale também usar por cima de uma calça super skinny.
Se você é baixa e não está em forma prefira os coturnos com canos bem baixos e use com peças curtas [short, saia ou vestido], pra dar a impressão que sua perna é mais longa.
Olha que linda a Ju Romano! Ela sempre arrasa nas produções e acertou em cheio no coturno  pra quem é pluz size. O coturno é democrático sim, basta ser adotado com bom senso. Se sente frio nas pernas, investe na meia calça, vai ser ótimo!.
Como usar: o coturno é uma peça versátil, pois vai bem com calça, saia, vestido, short, macacão... a escolha do look vai depender da impressão que quer passar. Organizei as fotos a partir das cores das botas e não a partir do look, assim fica mais fácil na hora de compor o seu visual com seu coturno. Inspire-se nessa seleção:
Vamos ousar, meninas? Já compraram seu coturno?
Ah, essas lindas que você viu no post são usuárias do site Chicisimo.