15 de dezembro de 2014

Rever Rio #2: Estádio Maracanã

No primeiro post eu contei minha visita a Escadaria Selarón e ao Parque das Ruínas, mas ainda no primeiro dia, fiz uma visita ao Maraca! Pura emoção mesmo pra quem não entende nada de futebol, como eu!
Ah, de frente para o Maraca. Opa, quer dizer, de costas!
Depois da reforma para a série Copa/2014 [das Confederações e do Mundo] e ainda os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2016, o Maraca ficou show. Não sou fã de futebol, não entendo quase nada [ou nada muitas vezes], mas amei tudo lá. Pra fazer o Tour do Maracanã comprei um ingresso que pode ser com ou sem guia turístico oferecido pelo próprio lugar. Comprei ingresso sem guia a R$ 24,00 [inteira, meio de semana]. No finde os preços são outros, um pouco mais caros. Quem prefere ir sem guia, tem a opção de alugar por R$ 10,00 um áudio guia trilíngue [espanhol, português e inglês] e escutar as informações por ativação dos botões com mesmo número no ponto de visitação. Mais informações no site do Maracanã.
Essa é clássica. Acho que todos que visitam o estádio fazem ela!
Logo no começo do tour, passei por dentro da loja com produtos do mundo do futebol [camisas, canecas, sandálias... tudo personalizado com cor e marca de alguns times brasileiros e também com a marca da Seleção Brasileira, é claro]. Em seguida encontrei as maquetes do estádio que, por sinal, são lindas!
Maquete da parte externa do Maraca.
Seguindo, peguei a pulseirinha, mapa na entrada e fui logo ver algumas peças do Museu do Futebol expostas no térreo, por que o museu está em reforma.
1. Uniforme de Garrincha. / 2. Bola e rede em que Pelé fez o gol que deu a vitória do Brasil em alguma Copa [vixe! não sei nada mesmo de futebol]. / 3. Escadas onde o Papa João XVIII subiu para discursar na sua visita ao Maracanã. / 4. Cadeira de honra onde sentou a rainha Elizabeth II e seu esposo. / 5. Ah, essa cara ninguém esquece, né? Ooo Alemanha em 2014! / 6. Estátua em homenagem a Zico. 
Eu e mascote da Copa, o Fuleco. Mas que nome, viu!?
Depois, os guias do tour vão dizendo qual é o melhor caminho a fazer pra poder conhecer bem cada cantinho. Então, segui para o 5º andar pra ver a tribuna onde ficam os jornalistas...
Vista privilegiada dos jornalistas!
Desci para o 3º andar pra ver a área vip...  
O espaço é bem bacana...
... e tem poltronas bem confortáveis pra ver a partida!
E, voltando ao térreo, vi o vestuário, banheiros, sala de imprensa, e... o gramado! Além da área onde ficam os jogadores e a comissão técnica. Sinceramente, fiquei emocionada!
Sala de aquecimento que imita o gramado sintético.
E a camisa 10...
Banheiros e, lá no fundo, banheira de hidromassagem. 
E as camisas dos ganhadores dos prêmios na Copa do Mundo de 2014: Neur - Luva de Ouro. / Messi - Bola de Ouro. / James - Chuteira de Ouro e Gol mais Bonito. / Pogba - Revelação na Copa. Desta vez, para o Brasil nada!
E eu, só dando entrevistas... Foram muitas explicações depois do resultado da Copa de 2014...
Opa, chegando ao gramado...
Fazendo pose. É aqui que os jogadores e comissão técnica fiam durante o jogo.
Do gramado à arquibancada!
Destaque para a equipe de monitores e seguranças: altamente corteses e educados, sempre com sorriso no rosto e dispostos a dar toda informação possível.
Amei! Visite o Maraca quando for ao Rio. São muitas emoções...