9 de outubro de 2014

DIY: vestido Tie-dye Coração

Sou daquelas que ama o tie-dye! Alguns dizem que é brega, outros dizem que é algo cafona, mas pra mim é a expressão da criatividade e da ousadia de quem o usa! Sempre admirei o estilo hippie, e esta técnica nasceu justamente na época em que os hippies acenderam nos olhos do mundo com uma explosão de cores. O efeito tie-dye é algo que muda completamente uma peça e dá uma cara bem bonita a ela. Outra vantagem é que dá pra modificar a peça que sofreu um acidente com manchas, desbotou com o tempo ou pelo uso indevido de algum material para lavagem. Há algum tempo publiquei no blog o DIY: Vestido tie-dye degradê [foi meu primeiro DIY do blog!] e até hoje tenho esse vestido e gosto muito dele. Confesso que faz sucesso sempre que estou com ele! Agora trago para vocês outra proposta degradê também com um vestido
Detalhe do vestido. Acho que ficou um charme, né?
Este DIY é daquelas que muda completamente a peça e é bem simples de fazer. Apliquei a técnica em um vestido que gosto muito, mas que já estava bastante desgastado. Então, vamos ao passo a passo?
O vestidinho antes da transformação.
Você vai precisar de: uma peça de roupa [no meu caso, um vestido], tintol, molde de coração, tesoura, linha da mesma cor do tingimento final, máquina de costurar.
Modo de fazer.

Etapa 1 - Tintura da peça

1. Em uma panela coloque a água para ferver e, quando estiver com quase fervendo, coloque o tintol e dissolva-o.
2. Com a peça molhada com água corrente, mergulhe uns 10 cm dela na água com tintol e deixe por 20 minutos. Depois, mergulhe mais uns 10 cm e deixe por 15 minutos. Repita o processo até que a peça apresente um degradê de cores.
Avesso do vestido. Olha só como ficou o degradê do tie-dye em 3 etapas.
Direito do vestido depois de pronto.

Etapa 2 - Coração nas costas

Queria dar um detalhe a mais no vestido, então escolhi fazer um coração vazado nas costas.
1. Com um molde de coração, o desenhei nas costas e cortei.
2. Na máquina de costurar fiz o ponto zig-zag para o acabamento das bordas do coração usando a linha da mesma cor da tintura. Prontinho!
Desenhando o coração nas costas para depois fazer zig-zag para arrematar a borda na máquina de costura.
Detalhe das costas do vestido.
Pra quem quer mais DIY com tie-dye, dá uma olhada no site Mundo tie-dye e aproveita! São muitas dicas interessantes pra você. O tie-dye dá um Up! em qualquer peça com muito estilo!