22 de junho de 2014

DIY: brincos com Bonecas de Sisal

São João chegou! É uma época gostosa pra mim e pra muita gente. Quem é que não gosta de um milho cozinho ou assado, pamonha, um bolo de tapioca ou aipim, amendoim cozido ou licor? Pois é, são paixões nordestinas!

No São João também são comuns as festinhas de encerramento de semestre, confraternização no trabalho, festinha com amigos ou até mesmo os grandes forrós. Muita gente gosta de ir vestido à caráter como manda o figurino: vestido com saiote colorido, chapéu de palha, camisa xadrez... Pensando nisso criei uma proposta simples, mas acredito que seja bem original e caia bem com o período: brincos com bonecas de sisal.

O sisal é um produto típico da região nordestina feito a partir da folha de uma planta do mesmo nome. Depois do tratamento da folha é gerado uma fibra bem forte que, primordialmente, faz-se cordas, mas que tem infinitas aplicações como juta (um tipo de tecido), balaios, bolsas, cintos... e bonequinhas!
Processo de fabricação da corda de sisal: planta de sisal (superior esquerda); fibra de sisal secando ao sol (superior direita); fiação da fibra de sisal (inferior direita); cordas, produto final do sisal (inferior esquerda). (Imagens de divulgação)
Você vai precisar de: 2 bonequinhas de sisal, 2 lacinhos de fita de cetim, 2 elos, 2 terminais e 2 pés para brincos tipo anzol, cola de tecido e alicate de bico.
Modo de fazer.
1. Prenda o terminal bem próximo à cabeça da boneca, no pedaço de corda de sisal que a sustenta.
2. Una o pé de brinco anzol com o terminal com ajuda do elo, fechando-o bem com o alicate de bico.
3. Cole o laço com a cola de tecido na cintura da boneca. Tudo certo! Olha só o resultado: