14 de abril de 2014

Agito e a Tranquilidade em Morro de São Paulo, BA

Olá Lindona!

A ilha mais famosa da Bahia continua linda... Morro de São Paulo é um dos destinos mais visitados no Estado e que conquista muita gente que o visita. De setembro de 2013 a janeiro de 2014 tive o privilégio de trabalhar nesse lugar fantástico [ossos do ofício!], possibilitando que conhecesse mais e desfrutasse de suas águas limpas e quentes.
Vista das muralhas do forte de Morro de São Paulo. 
O acesso à ilha é feito de catamarã desde Salvador ou de lancha [rápida ou lenta] de Valença. Ao chegar na ilha paga-se uma Taxa de Preservação Ambiental de R$ 15 [até janeiro/2014 era esse preço]. Depois disso, sobe-se uma ingrime ladeira e então, acesso direto ao paraíso. Se estiver com muita mala, há "taxistas", moços com carros de mão que levam a mala do porto até a pousada. Não sei quanto custa o serviço, mas acho que é um pouco mais de R$ 10.
Entrada da Ilha com vista à ponte de acesso.
Morro tem uma vasta extensão de praias e, a mais badalada é a 2ª Praia, onde se concentram bares, restaurantes e a maioria das pessoas que estão na ilha. Lugar ideal pra quem está solteiro(a). Quer um pouco de aventura? Você pode fazer mergulho e saltar na tirolesa de 12m!
2ª Praia.
Vista do Mirante da Tirolesa
Quem busca tranquilidade deve fazer uma caminhada até a 4ª Praia e seguir para a 5ª Praia, 6ª Praia ou até onde as pernas aguentarem. Cuidado apenas com a maré, pois há pontos que não dá pra passar se estiver alta. A partir da 4ª Praia fica perfeito pra observar a natureza, tomar sol sem ser incomodado(a) ou curtir o gato(a) à vontade. 
Vista desde as ruínas do forte. Ao fundo, Ilha da Saudade.
À noite várias opções: uma série de lojinhas pra quem gosta de shop com todos os preços! Algumas que me conquistaram foram a Coruja Acessórios [comentários neste post], a Quebra Gelo [moda praia], Lr 19 [moda masculina e surf wear] e a Morro de Saudade [souvenir]. As outras também são lindas, mas essas que citei ficaram na memória pela exclusividade de produtos que oferecem.
Pra comer recomendo a Carpaccio e Pizza que tem uma pizza maravilhosa nas opções de rodízio ou a la carte durante a noite. A pizza doce feita com banana da terra é incrível! Durante o dia, o Restaurante Tinharé que vende pratos a la carte ou pratos feitos (PF) com um tempero caseiro maravilhoso. Também tem o restaurante Baiano, com uma ótima comida baiana, mas os preços são mais salgadinhos. Quer beber? À noite tem várias opções de barracas de drinks ao longo da 2ª Praia. Virei fã da Barraca de Balbino, pois este moço faz um suco de laranja com abacaxi dos deuses! E não é só esse. Vale a pena pedir a ele pra fazer umas misturas bem diferentes. Todas são uma delícia!
E hospedar-se? A oferta hoteleira é enorme e atende a todos os bolsos. As opções mais baratas ficam na Rua da Fonte e na Rua da Biquinha, menos badaladas, mais populares, entretanto igualmente boas. No período que trabalhei lá, fiquei no Hostel Rosa dos Ventos na Rua da Fonte. As meninas, Gê e Paula, são fofas e irão te atender muito bem [não esquece de dizer que foi minha recomendação; os preços são super em conta]. Uma outra opção é a Pousada Xerife, na rua do Posto de Saúde. O lugar é lindo, tem quartos com vistas para a entrada da ilha e uma decoração rústica apaixonante. Mais opões de hospedagem em Morro de São Paulo > hospedagem.
E pra diversão? As boates Pulsar, Toca do Morcego e o happy hour do Portaló estão aí pra completar sua viagem com alto estilo. Do Potaló e da Toca você confere um santo pôr do sol! Além disso, geralmente na 2ª Praia tem música ao vivo nos bares, sempre rola um luau, uma festinha na casa de alguém...
Um dos pontos de encontro na 2ª Praia.
Conheça Morro e me conta como foi. Todo mundo sai de lá querendo voltar...