17 de abril de 2014

DIY: Sapato Cubista

Faz muito tempo que estou desejando uma peça inspirada na obra de Piet Mondrian (1872-1944), artista plástico holandês [Ameersfoort, Holanda]. Em 1911, ele foi para Paris, onde abandonou suas paisagens realistas para adotar o CUBISMO. Seu trabalho a partir de 1917 - áreas de cor divididas por linhas pretas - levaria SAINT LAURENT a produzir, em 1965, uma coleção de vestidos inspirados na sua obra (Fonte: Abeca).
<< inspiração >>
Obra de Piet Mondrian e Vestidos da coleção produzida por Yves Saint-Laurent em 1965.

(Foto de divulgação)
Logo pensei em um scarpin preto com o fundo vermelho, modelo famoso idealizado pelo gênio francês Christian Louboutin. O meu estava super acabadinho, precisando mesmo de uma reforma. Para esse DIY vamos precisar de materiais bem simples e um pouco de técnica na hora de montar a decoração no sapato.

Você vai precisar deglitter nas cores azul, amarela, branca e vermelha; cola permanente; durex; pincel; saleiro; impermeabilizante para sapato.
Modo de fazer:

1. Cole o durex no sapato de modo a formar retângulos. Medir com uma régua ajuda a fazer os retângulos com um tamanho regular, já que devem ser feitos nos dois pés de sapato.
2. Nos retângulos faça marcações com uma caneta ou lápis com as iniciais das cores do glitter que irá colocar em cada lugar. Lembre-se que é interessante manter a simetria das cores para uma harmonia entre os pés do sapato, assim marque cada retângulo com as letras como se fosse um espelho. Coloque o glitter no saleiro.
3. Com o pincel passe cola nos retângulos equivalente à cor do glitter do saleiro e salpique no local. Terminada a aplicação da primeira cor, aplique as outras cores seguindo o mesmo procedimento de troca no saleiro.
4. Ao final, retire o durex com cuidado e aplique impermeabilizante próprio para sapato para conservar melhor o glitter. 
Meu look total black só pra o sapato ser a estrela. Como sempre, meus maxis estavam presentes: anéis, ear cuff e tiara de corrente DIY à Lupita, em breve no blog. 
<< dicas >>

<< No momento da aplicação do glitter, não esqueça de colocar embaixo do sapato uma página de jornal ou plástico. Isso ajuda a aparar o excesso de glitter e não deixar seu espaço brilhante.

<< Se preferir, coloque cada cor em um saleiro. Pode facilitar e agilizar o processo de colagem.

>> Para colar usei cola permanente indicada para tecido, mas acredito que a cola para glitter seja mais indicada pela própria natureza do material.

<< No lugar do impermeabilizante usei esmalte sintético, que funcionou muito bem.