27 de fevereiro de 2014

As brasileiríssimas Cataratas do Iguaçu, Foz, PR

Pra curtir as cataratas só com roupas leves e confortáveis.
Por fim, as Cataratas do Iguaçu no Brasil!
Você já viu a Tarde Leve no Parque das Aves e se emocionou com as Belíssimas Cataratas do Lado Argentino, então chegou a hora de conhecer as cataras brasileiras. Este lado também é lindo e, sinto-me agraciada  em saber que nosso país também tem um pedaço desta maravilha. Confesso que o passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu é rápido, dura em média umas 3h a passos muito lentos, regados de milhões de cliques, mas também é surpreendente. Então, vamos ao passo a passo:
Ao chegar o parque, pagamos uma entrada [deixo o site abaixo para conferirem os preços] e seguimos à plataforma de embarque dos ônibus panorâmicos. Ao longo da viagem há paradas nas estações para o acesso aos passeios oferecidos pelo parque mas, claro, todos pagos. A última parada é no Mirante das Cataratas, a primeira mostra das lindas cachoeiras.
Os primeiros recepcionistas são os fofos quatis, que logo vem atrás de comida. Eles tem um faro incrível e conseguem sentir o cheiro de qualquer coisa comestível de longe. Neste dia, eles pularam na sacola de uma turista e quase levaram a mamadeira do bebê dela! Ainda subiram na mochila de meu namorado, quando ele estava agachado para tirar uma foto, só atrás do maravilhoso alimento. Roubos à parte, eles continuam lindos e super espertos! Mas, cuidado: eles também machucam. Vi eles arranharem uma senhora porque suspeitaram que na sacola dela tinha comida! E o arranhão ficou feio de modo que os monitores levaram ela para a enfermaria.
Depois do susto... O passeio começa ao descer um longo caminho com rampas e escadas. Mais uma vez, como recomendei no post As incríveis Cataratas Argentinas: roupas leves e sapatos confortáveis, além de muita água para hidratar, principalmente se forem nos dias em que o sol e mormaço estão dispostos a matar você!
Ao longo do caminho há vários pequenos mirantes para observação das cataratas, que vão aumentando a adrenalina até chegar ao ápice! É legal também pois se pode ver o lado argentino, dando a possibilidade de ver tudo de forma panorâmica. No final do caminho o presente: as quedas das cataratas brasileiras bem pertinho!! Do outro lado nuestros hermanos argentinos.
A principal passarela para observação bem de pertinho...
Pra não se molhar é bom levar uma capa de chuva ou então comprar lá mesmo no parque, principalmente para quem tem o cabelo de verão! Bem, não tinha o cabelo de verão, mas não quis molhar-me!
Preciso confessar uma pontinha de inveja: os argentino ficaram com a maior parte das cataratas, pois claro, estão nas suas terras e, por isso, souberam aproveitar muito bem esta maravilha de forma a criar rotas longas, prazerosas e, a melhor parte, gratuitas! No lado brasileiro é possível observar as cataratas de modo amplo, se assim posso dizer, pois há muitos mirantes, mas ainda sinto-me privilegiada em poder afirmar que NÓS TEMOS UM PEDAÇO DA CATARATAS!
Para saber mais, acesse o site oficial das Cataratas do Iguaçu e divirta-se!