20 de janeiro de 2014

Biju na Praia dá? Edição 2014

Nesse post comento o grande tema do Verão: biju na praia dá? Levei esta discussão no verão passado no post Biju na praia dá? e continuo defendendo que na praia podemos sim usar bijus. As dicas são mesmas: bijus feitas com materiais naturais, alguns tipos de sintéticos, tecido, acrílico, pedra natural, ou feitas com prata, ouro ou aço, as quais não são danificadas pelo salitre. Tenho algumas dessas no meu inventário pessoal e mostro a você minhas escolhas.
As shambalas são ótimas principalmente pelo seu material, que resiste ao salitre. Um mix delas fica ótimo. Esta foi feita por mim com fio de algodão e peças de cerâmica. Os anéis devem ser feitos com materiais bem resistentes. Esse é com casca de coco e casco de tartaruga. Comprei em uma loja no Pelourinho, BA [mas não lembro o nome].
1. Brinco feito com pele sintética comprado na Aldeia Hippie de Arembepe, BA [conto no post A mística Arembepe, BA como foi minha visita]. Não recomendo molhar, mas é resistente ao salitre.
2. Brinco de madeira com fios de linha de crochê. Recomendo que não molhe, pois a madeira pode estragar [na verdade, nunca o molhei!], mas resiste bem ao salitre.
3. Brinco de linha, ponto de tricô. Perfeitos para ir à água, pois secam rápido e não se danificam.
1. Colar de pérolas de água doce.
2. Colar de pedras ônix.
3. Colar de pérolas de água doce e mini miçangas.
Todos estes são ideais para molhar, são resistentes à água salgada e ao salitre.
1. Pulseira de plástico revestida com fita de cetim e pulseira de bolas plásticas. As duas foram feitas por mim.
2. Conjunto de pulseiras de couro sintético compradas na Marisa. Resistem muito.
3. Pulseira em madeira. Recomendo não molhar, apesar de terem uma pintura envernizada. Comprada na C&A.
4. Pulseiras de plástico revestidas com fio rabo de rato em plástico. São ideias para molhar, pois secam rápido. Essas também foram feitas no meu ateliê.

Mas atenção!
# Essas dicas valem em sua totalidade para quem não vai bronzear-se por horas ao sol ou tomar banho de mar. Parece absurdo o que digo, mas há pessoas que vão na praia e não gostam de passar horas ao sol ou tomar banho de mar [como eu!], por isso defendo a ideia de que é possível usar bijus na praia.

## Se você estiver com as bijus e resolver tomar sol ou banho, recomendo que as tire, evitando perdê-las ou ganhar um bronze com a marca da biju.

### Geralmente os fechos e os pés para brinco são feitos com ferro ou um metal que não resiste ao salitre. Já existem fechos e pés para brinco feitos com aço inox, prata e ouro. Recomendo que troque pelo menos nas peças que são usadas na praia a fim de garantir a durabilidade. 

Créditos. Agradeço a Gabri Penna por fotografar as peças com todo cuidado. As fotos foram tiradas na praia da Pedra do Sal em Salvador, BA.