25 de janeiro de 2014

Barra 360° em Salvador, BA

Bom, meu verão a maioria das vezes é em Salvador. Acabo mudando uns meses pra relaxar e curtir o que a cidade tem para oferecer. Preciso confessar que nos últimos anos a cidade esteve abandonada, mas acredito que essa nova gestão irá mudar a cara do lugar. Quem visitou Salvador esses últimos meses percebeu que a cidade virou um enorme campo de obras. Consertos à parte, quero contá-las meu passei pelo Barra e em especial a visita ao Forte Santo Antônio da Barra ou, carinhosamente, Farol da BarraNeste dia resolvi fazer uma visita à parte interna do farol e ver a exposição no Museu Náutico organizado e gerido pela Marinha do Brasil. Realmente é lindo!
Panorama do Porto da Barra.
Primeiro visitei a área externa do farol que me presenteou com uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Fiquei só imaginando como seriam as observações dos navios inimigos que se aproximavam da primeira capital do Brasil... Em seguida, subi uns tantos degraus de uma escada circular pra chegar à torre do farol. De lá se pode ver a lanterna do farol e uma linda vista 360°. Fiz um vídeo só pra ter uma ideia de como é.
Por fim, visitei o acervo do Museu Náutico com peças bem interessantes, com a história da navegação na Bahia.
[sup. esq.] Forte do Porto da Barra. / [sup. dir.] Eu e minha surpresa só olhando tudo de cima... / [inf. esq.] Mega zoom pra pegar o Morro do Cristo / [inf. dir.] Praia da Barra e Av. Oceânica.
O que mais me interessou foram os anúncios. Alguns estão aqui: 
Reprodução de anúncios de venda, aluguel e compra de escravos africanos.
O look pra essa visita foi bem praia: mini vestido animal print + chapéu + óculos bolsa + sandália. Não dispensei um anelismo com uns maxi que amo! Com este look fresquinho só lembrei do que disse o blogueiro Matthew Zorpas no Twitter: "É muito difícil ser chique no calor", mas eu tento!
Quando forem à Salvador, BA, não deixem de visitar o Farol da Barra. A vista lá de cima é linda!