18 de agosto de 2013

Oh! Linda cidade de Olinda, PE

Este post segue na sequência para contar como foram meus dias em Pernambuco. Já contei a vocês aqui As delícias de Recife e agora chegou a vez da linda Olinda.
Ladeira da Misericórdia. Pense em uma ladeira gostosa... subi 3 vezes!
Olinda é quase um bairro de Recife por ser tão próxima da cidade, mas na verdade é um município de Pernambuco. É considerada a irmã mais velha da capital, pois foi ela que "nasceu" primeiro que Recife.
Ladeira da Misericórdia
Casinhas coloridas na Rua Prudente de Moares, Olinda-PE
Segundo contam (ouvi a história em uma visita guiada ao Museu do Mamulengo), o nome "Olinda" originou-se de uma suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco: "Oh, linda situação para se construir uma vila!". Bom, pode até ter sido mesmo, pois linda Olinda é.
Muro com maxi máscaras na Casa do Alemão
A charmosa Olinda foi a segunda cidade brasileira a ganhar o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1982, após Ouro Preto, que também visitei e contei aqui no blogE claro, o título é bem merecido: arquitetura colonial, arte por toda a parte, povo encantador e receptivo, uma tapioca maravilhosa no Alto da Sé e uma vista incrível para a cidade de Recife.
Vista de Recife deste Olinda.
A cidade é inspiradora! O que mais me chamou atenção foram as marcas artísticas contemporâneas deixadas em seus muros, casas, esquinas... mescladas com a arquitetura antiga. Em todo lugar há uma manifestação da livre expressão e criatividade pernambucana. São painéis de grafite nos muros, casas colridas e adornadas com estátuas, quadros, tecidos com estamparias muito originais e, compondo o charme, a famosa chita, tecido altamente colorido que já faz parte do imaginário nordestino.
Árvore com homenzinhos na Ladeira da Misericórdia
Painel descritivo do carnaval de Olinda pintado no muro da Pousada Quatro Cantos
Onde ficar em Olinda? Recomendo dois lugares que conheci de perto: Albergue de Olinda e Casa de Hilton, ambos na Rua do Sol, entradinha de Olinda. Os preços são muito acessíveis e os meninos são encantadores. Vale muito a pena!

Quer saber mais?
Site oficial da Prefeitura de OlindaPortal de Turismo de OlindaWikipédia: Olinda.